Notícias e matérias sobre condomínios

Síndico deve submeter decisões importantes à Convenção

30/07/2015 Sindicon Gestão

Recentemente, um juiz do Distrito Federal condenou um síndico e um subsíndico a pagar indenização de R$3,3 mil ao condomínio a título de reparação de danos por má gestão. De acordo com a sentença, eles não respeitaram a convenção condominial ao tomarem decisões importantes, como perdão de multas e realização de obras sem a aprovação da Assembleia.

De acordo com o presidente do Sindicon,...

Morte em prédio no Buritis mostra a necessidade da manutenção preventiva

30/07/2015 Sindicon Manutenção

A tragédia da morte de uma adolescente de 13 anos por causa de um choque, ocorrida em um condomínio do Bairro Buritis, em Belo Horizonte, no último dia 27 de julho, revela uma preocupação antiga do Sindicon – Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Belo Horizonte e Região Metropolitana: a falta de manutenção preventiva nos prédios.

Independentemente da idade do e...

Taxas de condomínio sobem 2,17% em junho e pressionam custo de vida

08/07/2015 Sindicon Gestão

A inflação continua avançando em Belo Horizonte. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pela Fundação Ipead-UFMG, subiu 0,94% em junho no comparativo com maio. No ano, o índice chegou a 6,78% e nos últimos 12 meses, a 9,40%. De acordo com a pesquisa, o que mais contribuiu para alta foram os reajustes nos planos de saúde. Seguros ficaram em segundo lugar e o aumento nas taxas de...

O que acontece quando ninguém quer ser síndico?

22/06/2015 Sindicon Comunidade

A situação é muito comum. Chega a assembléia para a eleição de novo síndico e nenhum morador se candidata ao cargo. Muitas vezes, os condôminos nem aparecem na reunião. Em alguns casos, o síndico atual aceita ficar mais um mandato, mas em outros, o prédio acaba correndo o risco de ficar abandonado. O que fazer nesses casos, então?

Uma alternativa é a contratação de um síndico profissi...

Encontro internacional discute manutenção de elevadores em Belo Horizonte

08/05/2015 Sindicon Manutenção

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), a Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas (Abemec-MG) e o Sindicato das Empresas de Elevadores (Seciemg-MG), com apoio do Sindicon, realiza no dia 14 de maio, o primeiro encontro internacional sobre manutenção de elevadores.

Diariamente, milhares de pessoas usam elevadores em Belo Horizonte; no en...